A lenda do Quero-Quero
A lenda do Quero-Quero
No início moravam apenas índios no Rio Grande do Sul. Eles se alimentavam do que tinha na natureza. Caçavam apenas animais machos para preservar a espécie. Colhiam frutas e raízes. Com as folhas faziam chás e quando o alimento na região diminuía, procuravam outro lugar para morar
Era costume do grupo juntar o que encontravam pelo caminho, por isso, ficavam muito carregados e acabavam caminhando muito devagar. Quando chegava a noite, dormiam olhando para as estrelas. Como estavam muito cansados, o sono era muito pesado.
Quem gostava disso eram os animais selvagens. Durante o dia, ficavam espiando de longe. Á noite, enquanto os índios dormiam, eles atacavam.
A sorte dos índios era o Quero-Quero! Quando percebiam que os animais estavam se aproximando, gritava para proteger o ninho. O grito da ave ecoava, acordando os índios que se protegiam rapidamente
O Quero-Quero passou a ser um pássaro muito querido por eles. Todos os dias agradeciam a Tupã por ter um amigo assim... sempre alerta. Um sentinela.
É por isso que ele é conhecido como o sentinela dos pampas.
Comentários
Postar um comentário